sábado, 10 de julho de 2010

Abraços Grátis

"A violência na Linha de Cascais, a par da Linha de Sintra, aumentou desde o início do Verão. Ontem à tarde, um gang com 30 elementos arremessou pedras contra um comboio junto à estação de Algés. Apenas mais um caso a juntar aos dez apedrejamentos registados oficialmente pela CP só naquela linha desde o início do ano. O quadro actual é 'alarmante', dizem utentes, revisores e até agentes de autoridade que prestam serviço nas linhas suburbanas de Lisboa. De acordo com o relatório mensal da CP, a que o CM teve acesso, num ano foram assaltadas 161 pessoas no interior dos comboios ou em estações. Outras 94 pessoas foram agredidas."


Lecciono numa escola localizada na marginal – linha Cascais/Sintra.
Todos os dias os meus alunos utilizam a referida linha para se deslocarem para a escola. E todos os dias sentem a insegurança instalada nos comboios.
Não só sentem a insegurança, como sentem os olhares de medo/receio das restantes pessoas que todos os dias se cruzam com eles, pois a maioria dos meus alunos são de raça negra, levando a crer aos demais passageiros que fazem parte de um qualquer gang.
É meu dever enquanto docente, não só lhes transmitir conhecimentos científicos, como cívicos. Tentando todos os dias incutir-lhes valores como a amizade, o respeito, a verdade, a luta pelos sonhos… pela vida, enquanto seres humanos que são.
Foi então que surgiu a ideia de levar para a rua o que é falado/pensado/sentido dentro da sala de aula.
Fomos ontem para a estação de comboios de Paço de Arcos, manifestarmo-nos silenciosamente contra a violência na mais movimentada linha ferroviária de Portugal.
Distribuindo abraços grátis e poemas (sobre o tema em questão).
Esperando que este pequeno gesto contribua de alguma forma para mudar pensamentos/sentimentos. Mais que não seja que contribua para nós todos crescermos e sentirmos que vale a pena tentar enquanto cidadãos activos que somos.

Local: Estação de comboios - Paço de Arcos.
Data: Ontem pela manhã, 09 de Julho de 2010.
Modelos: Alguns dos meus amores. Muito obrigada. Gosto muito de vocês, sabem disso... :)


















Uma equipa de reportagem de uma estação de televisão nacional (TVI) registou o momento. Mas não sabemos qual o programa nem quando irá ser transmitido.

9 comentários:

Luis Eme disse...

boa!

(no começo dos anos oitenta vivi na Cruz Quebrada e a Linha de Cascais era um exemplo. no civismo e no cumprimento de horários... penso que a CP tem culpa por não ter aproveitado esta mais valia.)

Ana disse...

que óptima iniciativa :) com estas campanhas estás a fazer a diferença na vida desses teus amores. parabéns!

angela disse...

boa onda! oxalá houvessem mais profs como tu!

Turista disse...

Que óptima iniciatica/actividade! Parabéns professora :)

Patty disse...

Que pena tenho de não ter passado por Paço de Arcos no dia certo, à hora certa...

alma de um louco disse...

Great !!!

:)

lampâda mervelha disse...

Tu queres é aparecer óhh!!!

:)

3Picuinhas disse...

és linda, és mesmo linda! muitos abraços virtuais deste lado para ti e para os "teus meninos"

Camolas disse...

Moços e Moças valentes! Abrações do alentejo para vocês todos!!

origem
 

Contador Grátis